quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Museu Histórico Abílio Barreto





Descrição do evento :


O Museu Histórico Abílio Barreto exibe a exposição “ Paisagem em Mutação: A invenção de Belo Horizonte” ,onde há documentos antigos a respeito da construção da cidade e  antiguidades como variados objetos contidos dentro do Casarão, este que anteriormente fez parte de uma fazenda.
  Ao redor deste espaço estão dispostas peças que fizeram parte do século XIX e início do século XX , como o bonde que circulava pelos trilhos de Belo Horizonte até 1963,a locomotiva utilizada durante os trabalhos de construção da até então nova capital Belo Horizonte, a antiga cabine de elevador instalada na década de 1920,dentre outros monumentos que mostram claramente,todo  o processo histórico da  cidade que nasceu para ser a capital de Minas.
  As visitações ao Casarão do Museu Histórico Abílio Barreto estão abertas as terças ,sextas,sábados e domingos,nos horários de 10h às 17h,e nas quartas e quintas-feiras, nos horários que vão de 10h às 21h.

Comentário Crítico:


A história da cidade de Belo Horizonte,apesar de belíssima e muito rica em detalhes é pouco conhecida pelos seus novos habitantes,afinal é perceptível o quanto ocorreram transformações em sua  arquitetura e o quanto esta ganhou traços modernos que escondem paisagens que a destacavam. É através de espaços como o Casarão do Museu Abílio Barreto,que as novas gerações de habitantes de Belo Horizonte e visitantes de outros localidades ,adquirem a oportunidade de conhecer todo processo histórico da cidade e se emocionarem com a riqueza de detalhes e a maneira com que são apresentados.As visitas são gratuitas e com certeza muito valiosas a quem se interessa em conhecer um pouco da história da capital de Minas Gerais.

5 comentários:

  1. A abordagem do grupo foi muito objetiva em relação à história de nossa Belo Horizonte. Realmente os novos habitantes não conhecem as raízes da cidade onde moram e com os museus, pricipalmente o Abílio Barreto, tem-se uma melhor idéia do lugar onde vivem.

    ResponderExcluir
  2. O museu pode ajudar as novas gerações à conhecerem melhor o passado e descobrirem como foi criada Belo horizonte.

    ResponderExcluir
  3. Museu Abilio Barreto realmente é ótimo! Parabéns pela postagem...=)

    ResponderExcluir
  4. Achei bem bacana o grupo ter ido nesse museu, pois la é um lugar realmente muito bom !! E adorei a abordagem feita por vocês no comentário crítico.

    ResponderExcluir