sábado, 5 de novembro de 2011

Orquestra do Centro de Musicalização Infantil

Descrição do evento:
No dia 31 de outubro às 19:00 aconteceu no Conservatório de Música da UFMG uma apresentação da Orquestra do centro de Musicalização Infantil (CMI). O evento faz parte da Série de Concertos Prata da Casa, apresentado pelo Projeto Viva Música.
A orquestra CMI é composta por 50 crianças, que são preparadas por Daniel Gomes, Gilmar Iria, Leonardo Lopes, alunos da Escola de Música que são orientados pelo professor Carlos Aleixo.
As músicas apresentadas variam de popular brasileira a erudita. Neste dia o repertório consistia em Forró dos Cumpadi – Carlos Ezequiel e Guilherme Ribeiro, Baião Barroco- Juarez Moreira, Trenzinho Caipira – Vila Lobos e Paisagem da Janela – Fernando Brant. O tipo de instrumento utilizado pelos alunos varia em harpa, violino, violão, flauta transversal, entre outros.


Comentário crítico

A introdução da arte a partir da infância é importante porque desde pequeno o indivíduo passa a se familiarizar pelo gosto da mesma, ainda mais quando ele começa a se interagir com ela. Com isso ele cresce um apreciador de obras, seja ela qual for, e na fase adulta pode se tornar criador de magníficas obras.
O interessante nessa apresentação é que as crianças utilizavam instrumentos distintos e faziam com que seus sons entrassem em sintonia, o que não é fácil. Além disso, tinha-se poucos meses que alguns aprenderam a tocar seus instrumentos, isso prova que nem mesmo o tempo impõe barreira à arte. O que colocou a prva habilidade dos pequenos artistas.
Assim, pode-se prever que se houver um pouco mais de investimentos na arte, em breve terá grandes artistas renomados na sociedade brasileira. Mas isso deve acontecer desde a infância como na CMI, em que as crianças são incentivas a praticar a música, e sintonizar o som aos diferentes instrumentos.

4 comentários: